segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Visita à Escola Fixa de Trânsito de Albufeira







































































Hoje, eu e a minha turma fomos à Escola Fixa de Trânsito, com os professores Paulo Gonçalves e João Afonso.
Partimos da nossa escola em direcção à escola de trânsito pelas 10 horas e 15.
Quando lá chegámos, entrámos e sentamo-nos nas cadeiras. As educadoras Sandra e Cristina começaram por informar-nos sobre o que íamos fazer.
A educadora Cristina começou a explicar-nos o que devíamos utilizar quando andamos de bicicleta. Depois, explicou-nos de que lado da estrada nós devemos andar, que se as bicicletas têm só um selim, isso quer dizer que só dão para uma pessoa, não servem para ir mais do que uma. A não ser, que a bicicleta tenha mais do que um assento. Informou-nos que as pessoas não devem andar de bicicleta em cima do passeio. Só podemos andar com a bicicleta em cima do passeio se formos a pé, ou então quando houver uns corredores próprios para se andar de bicicleta. Explicou-nos que temos sempre de dar prioridade aos carros, que sempre que formos virar esticarmos a mão para o lado que vamos virar, que na via pública era proibido fazer cavalinhos, que se andarmos de bicicleta de noite devemos utilizar roupa florescente e luzes na bicicleta. Finalmente, a educadora Cristina também nos explicou os sinais de trânsito.
Depois, a educadora Cristina disse as palavras que tanto aguardávamos: “Agora, vamos lá para fora!”.
Dividiram-nos em dois grupos. Uns com coletes azuis, que eram os que iam andar de início nas bicicletas e nos carros, e outros com coletes verdes, eram os peões.
Então, os azuis meteram os capacetes e foram andar nas pistas que lá estavam, enquanto os outros faziam o papel de peões. As educadoras lembraram-nos, para respeitarmos os sinais de trânsito.
Ao fim de vinte minutos, as educadoras pediram-nos para trocar, os ciclistas passaram a peões e os peões passaram a ciclistas.
No final, preenchemos um questionário, e a educadora Sandra apresentou-nos a mascote da escola, a Elvi. Nós tiramos uma fotografia com a Elvi e regressámos à escola Diamantina Negrão.
Gonçalo Alexandre 

Eu gostei muito da ida à Escola Fixa de Trânsito. Andámos nos carrinhos, nas bicicletas e também fomos  peões. Nesta visita de estudo aprendemos coisas novas, por exemplo: os sinais de trânsito, os cuidados a ter quando andámos de bicicleta, patins, skate ou trotineta...
Márcia Gonçalves

Na Escola Fixa de Trânsito aprendemos muitas coisas sobre os ciclistas.
Tomás Valente
Gostei muito da Escola Fixa de Trânsito. Os percursos de carro a pedal e de bicicleta foram divertidos e a mascote era muito divertida.
André Coelho
Eu andei de carro e fui peão, mas não andei de bicicleta. Eu gostei de tudo, mas principalmente dos carros. Eu adorei e espero que minha turma também tenha gostado.
Amália Fontes

Eu gostei de ir à escola de trânsito. Lá, fui peão mas também andei de carro, não andei de bicicleta. Mesmo assim, gostei. Foi uma experiência muito divertida e educativa.
Yasmine Barreto

Sem comentários:

Enviar um comentário